Conheça nossa história

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Benjamim Constant, nasceu do ideal Maçônico de dez obreiros, alguns filhos de Mombaça, outros ligados à nossa Terra por laços de afinidade de família ou por atividades profissionais. O projeto de criação do Triângulo tornou-se realidade após longas horas de planejamento e até em virtude do sofrimento desses idealizadores quando, a cavalo,  deslocavam do município de Mombaça ao vizinho município de Senador Pompeu, para assistirem reuniões da Loja Deus e Caridade Nº 9.



 



Aos quinze dias do mês de dezembro de 1970, em prédio improvisado à Rua José Frutuoso Nº171, às 21:00 horas, realizava-se a Sessão de Instalação do Triângulo Maçônico de Mombaça, sob a presidência do Irmão Manoel Costa Sobrinho, o nosso querido Bidel. Instalava-se em definitivo, o ideal Maçônico no município de Mombaça.



 



O nome Benjamim Constant



A Vila de Maria Pereira, hoje cidade de Mombaça, teve o nome mudado para Benjamim Constant  em Lei de Nº 1565 de 21/09/1918 e depois retomou ao nome de Maria Pereira. Registra a História que o pároco da cidade, então Padre José Cândido de Queiroz Lima, dizendo-se austero, não aceitou que o município que era sua paróquia recebesse o nome de um positivista (Maçom). Com a instalação do Triângulo Maçônico, por ocasião da primeira reunião, o Irmão Manuel Costa Sobrinho, sugeriu o nome de Benjamim Constant, havendo sido aceito. Solicitou ainda que, por ocasião da transformação do Triângulo em Loja, fizessem permanecer o nome de Benjamim Constant.



 



Idealizadores do Triângulo Maçônico de Mombaça



Os maçons que batalharam para ver criado um Triângulo Maçônico em Mombaça foram: Manoel Costa Sobrinho,José Rufino Filho, José de Sousa Medeiros, Elias Marque Benevides, José Guerreiro Sobrinho, José Marques Torres, Manoel Batista Sobrinho, Francisco Gonçalves da Silva, Cícero Duarte Sobrinho e Joaquim Fernandes de Sousa.



Merece registro a participação dos Irmãos Raimundo Gabriel de Oliveira e Francisco Costa, na reunião de instalação do Triângulo. O primeiro comerciante em Mombaça e membro da Loja Cavalheiros da Liberdade Nº. 21, Oriente de Icó-CE. e o segundo, em trânsito na cidade, Obreiro da Loja União Maçônica Cajazeirense.



 



Criação da Loja Benjamim Constant



Amadurecidos e fortalecidos os ideais maçônicos, chegava o sublime momento de criação da Loja Maçônica Benjamim Constant, que recebeu o número 25 por parte da Grande Loja do Ceará em cuja reunião de fundação contou com a presença do então Sereníssimo Grão Mestre João Ramos de Vasconcelos César e do Eminente Grão Mestre Adjunto Luiz de Melo Filho e foi considerado como fundadores da Loja os seguintes Irmãos: Damião Freire Gonzaga, Detino de Sousa Lins, Elias Marques Benevides, Francisco Gonçalves da Silva, Francisco Rolim de Rocha, Joaquim Fernandes de Sousa, José Castelo Teixeira Vieira, José de Sousa Medeiros,Manoel Batista Sobrinho, Manoel Veira de Sousa e Manoel Costa Sobrinho.



As dificuldades encontradas no início foram a formação do grupo em número ideal de Obreiros, a própria instalação da Loja que ainda não estava concluída, preconceito por parte da sociedade local e a falta de recursos.



A Regularização da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Benjamim Constant Nº 25, aconteceu em 30 de junho de 1973, em Sessão presidida pelo Eminente Grão Mestre Adjunto Luiz de Melo Filho, oficializando-se como o dia 28 de abril de 1973, o legítimo funcionamento da Loja, conforme sua Carta Constitutiva.



A primeira Iniciação da Loja foi realizada no dia 30 de junho de 1973, às 19:30 Horas, sob a direção do Eminente Grão Mestre Adjunto Luiz de Melo Filho, que se deslocou do Oriente de Fortaleza para acompanhar os trabalhos de Iniciação e Regularização da Loja. O Templo Maçônico improvisado, no entanto com mais segurança para realização dos Trabalhos, funcionava à Rua Jaime Benevides Nº 116, na cidade de Mombaça. Foram iniciados de uma só vez os seguintes Obreiros: Ademar Carlos de Moraes, Alfredo Torres de Lima, Antonio Rubens Cordeiro, Elizeu Gonçalves de Lima, Francisco Jeová Holanda, Francisco Martins da Silva, Francisco Valderi Bezerra, José Ferreira Lima, José Caté Pedrosa, José Ribamar Soares, José Wilton Nogueira dos Reis, Luiz Carlos da Silva, Luiz dos Santos Almeida, Raimundo Francisco de Lima e Roberto Diógenes de Queiroz.



Por ocasião da Regularização da Loja, foram eleitos os oficiais para conduzirem os trabalhos na primeira gestão administrativa tendo como Venerável Mestre o Irmão José de Sousa Medeiros.



 



I Gestão (1973-1974)– Venerável Mestre Irmão José de Sousa Medeiros



Por ocasião da Regularização da Loja, foram realizadas duas iniciações, sendo a primeira no dia 18/09/1973, na qual foi iniciado o Irmão Francisco Soares e a segunda em 24/11/1973, quando foram iniciados os Irmãos Creuzo Giovani dos Santos, Sebastião Marques, Milton Martins de Almeida, Francisco Anísio Assis e Messias Oliveira Silva. Destacou-se também nessa Gestão a elaboração dos Estatutos particulares da Loja.



Vale ressaltar a influência do Irmão José Marques Torres na fundação e condução dos Trabalhos da Loja nos primeiros anos de funcionamento, havendo inclusive assumido o cargo de Venerável Mestre no período de março a junho de 1974.



 



II Gestão (1974-1976)- Venerável Mestre Irmão José Wilton Nogueira dos Reis



Nesse período administrativo que foi de junho de 1974 a junho de 1976, merece registro as Sessões Magnas de Iniciação no dia 11/06/1974 onde foram iniciados os Obreiros Audízio Lopes da Costa (filho de Irmão Manuel Costa Sobrinho), Eduardo Almeida Meireles e Genilson Marques Soares  e também a do dia 21/04/1975 quando Iniciaram os Irmãos Antonio Castelo Teixeira Vieira, Francisco Lino Cavalcante, José Flávio Martins Sabino e José Peroba Xavier. Nesse período nasceram as idéias e as ações para a construção do Templo próprio. O período administrativo do Irmão José Wilton Nogueira dos Reis caracterizou-se pelo elevado nível de conhecimentos e engrandecimento cultural da nossa Oficina.



 



III Gestão (1976-1978)- Venerável Mestre Irmão Roberto Diógenes de Queiroz



Entre as principais características da administração ressalta-se a realização de quatro Sessões Magnas de Iniciação, condução normal do processo de aprendizado e conseqüente crescimento intelectual da Loja. Ressalta-se ainda o embasamento intelectual e financeiro para aquisição do terreno e construção do Templo próprio.



As Sessões Magnas de Iniciações realizadas nesse Período foram em:



19/06/1976® quando foram iniciados os Obreiros Valdenor de Sá Azevedo, José Iran Benevides Vieira, José Itamar Teixeira, Fernando Antonio Bezerra de Menezes, Menesclau de Araujo Sousa, Marcone Chaves Benevides, José Jucá de Mesquita Paiva e Miguel Felix Neto.



30/10/1976® foram iniciados: Lindolfo José da Silva, Raimundo Antonio de Araujo, Moacir Martins de Pinho e José Antunes Teixeira.



27/06/1977® foram iniciados os Irmãos: Luiz Humberto Teixeira Vieira, Antonio Lopes do  Santos, Antonio Kleber Azevedo Mineiro e José Gonçalves da Silva.



21/04/1978®foram iniciados os seguintes Irmãos:Antonio Lino Neto e João Eudes Alves Lucena.



 



IV e IX Gestões: (1978-1980 e 1988-1990)- Venerável Mestre Irmão Manuel Costa Sobrinho



O nosso querido Irmão Bidel, assumiu a liderança da nossa Loja em dois períodos. O primeiro, de Junho de 1978 a Junho de 1980 e o segundo, de Junho de 1988 a Junho de 1990. Realizou no primeiro mandato uma Sessão Magna de Iniciação na qual foram iniciados em 09/05/1978 os Irmãos Antonio Araujo Sousa e Wilkie Correia Martins. No segundo mandato, realizou duas cerimônias de iniciação, a primeira no dia 17/12/1988, ocasião em que foram iniciados os Irmãos Francisco Pedro Aires de Moraes e Francisco Alves Veras e a segunda no dia 25/11/1989, quando foram iniciados os Irmãos Francisco Damião Alencar, José Américo Marques, Luiz Pereira de Souza, Antonio Fernandes Martins, Antonio Hilton Lopes da Costa e Carlos Alberto Sá da Silveira. O ponto material mais alto do seu primeiro mandato foi o desenvolvimento dos trabalhos de construção do Templo da Loja. No geral, a marca que nos deixou de mais expressividade do nosso querido e saudoso Irmão Bidel foi a humildade, o que motivou os Irmãos a homenagearem com o nome do Templo.



Suas administrações foram marcadas pelo respeito aos sublimes propósitos da Causa Maçônica, além do zelo pela Ritualística.



 



V e VI Gestões: (1980-1982 e 1982-1984 )- Venerável Mestre Irmão José Brasil Barreto



O Zé Barreto como é conhecido em nosso meio, foi eleito Venerável em nossa Oficina em duas gestões consecutivas: biênio 80/88 e 82/84. Iniciou o seu primeiro período à frente de nossa Oficina já em Templo próprio, rústico, porém bem idealizado. Realizou três Sessões Magnas de Iniciação, acrescentando aos quadros da Loja os seguintes Obreiros: Clodoaldo Garcia Junior, Elias Lopes Cavalcante, José Ambrósio Ribeiro e Marcone Sidrão Alves de Alencar.



Em Iniciação realizada em 26/01/1982, ingressaram na Ordem os Irmãos Francisco Adaldizio Ribeiro Cavalcante e Osvaldo Ferreira Pinheiro. Em 14/03/1981 foram iniciados os Obreiros Antonio Abelardo Benevides Moraes, Antonio Aparecido Fernandes, Daniel Manoel da Silva e Raimundo Oliveira Sousa.



Muitas foram as marcas deixadas pelo Irmão Barreto na Maçonaria local e regional. Fidalgo, portador de muitos brios, Barreto foi a principal liderança na construção do Templo da Loja. Elaborou a planta, acompanhou os trabalhos de construção, colocou até recursos próprios para ver edificada essa obra. Homem sério, talentoso, primou pela qualidade em detrimento da quantidade. Nos primeiros meses do ano de 1984, o nosso Barreto sofreu acidente de automóvel, havendo passado a condução da Loja ao Irmão Menesclau de Araujo Sousa, então 1º. Vigilante. Barreto passou para o Oriente Eterno no dia 13/02/1987.



 



VII e XI Gestões (1984-1986 e 1992-1994)- Venerável Mestre Irmão Menesclau de Araujo Sousa



O Irmão Menesclau assumiu o cargo de Venerável Mestre em dois períodos. Suas  administrações foram caracterizadas por organização da parte administrativa da Loja.



Nesses períodos foram realizadas as seguintes Sessões Magnas de Iniciação:



03/08/1985® quando foram iniciados os Irmãos Esly Almeida de Melo Filho e José Valdetário de Araujo.



07/06/1986® foram iniciados: João Alves de Alencar Andrade, Mauro Barbosa Marques e José Wilton Araujo Bezerra.



29/08/1992® foram iniciados os Irmãos: Antonio Ferreira da Silva, Francisco Luiz Feitosa e Wagner Carvalho.



01/05/1993® Foi iniciado o Irmão Raimundo Inácio de Sousa onde na ocasião também foi realizada a sagração do Templo.



22/02/1994® Foram iniciado: Francisco Suderlânio Sousa e Silva e Antonio Humberto Martins do Amaral.



 



VIII Gestão (1986-1988)- Venerável Mestre Irmão Francisco Bento de Araujo



Na Gestão liderada pelo Irmão Bento teve como destaque a organização Administrativa da Loja, bem como de zelo pelos documentos históricos da Oficina. Outra característica do Irmão Bento foi a dedicação ao trabalho maçônico e a Loja em particular.



Nesse Período foi realizada uma Iniciação onde ingressaram na Maçonaria os Irmãos Vauíres Avelino da Silva, Francisco De Assis Bandeira, Francisco Eudes Aires de Moraes e Francisco Alves Camurça.



 



X Gestão (1990-1992)- Venerável Mestre Irmão Vauíres Avelino da Silva



Nesse Período Administrativo houve condução normal dos Trabalhos e foi realizada uma Sessão Magna de Iniciação onde ingressaram os Irmãos Carlos Augusto Moreira Monteiro, Ricardo Eugênio  de Oliveira Augusto, Hélio César Sá Cavalcante, Francisco Ferreira Bastista e José Macedo.



 



XII Gestão (1994-1996)- Venerável Mestre Irmão João Alves de Alencar Andrade



Na Gestão conduzida pelo Irmão João Filho teve como destaque a elaboração e aprovação do Regimento particular da Loja além de outras ações que beneficiaram os trabalhos maçônicos desta oficina.



Em 26/08/1995 foi realizada a Iniciação dos Irmãos Felinto Granjeiro, Jairo Mendes Leite Cavalcante,  José Marques Pinheiro e Wilson Lima da Silva.



 



XIII Gestão (1996-1998)- Venerável Mestre Irmão Antonio Domingos Sá Filho



O Irmão Domingos conduziu os trabalhos com segurança e conhecimento no seu período administrativo. Entre os destaques da gestão caracterizou-se a organização administrativa e ritualística dos trabalhos maçônicos além de ensinamentos da filosofia da ordem.



 



XIV e XV Gestões (1998-2000 e 2000-2002)-Venerável Mestre Irmão Francisco Suderlânio Sousa da Silva



O dedicado Irmão Suderlândio foi eleito como Venerável Mestre para duas Gestões. Na primeira além da organização dos trabalhos maçônicos destacou-se a fundação e Instalação do Capítulo Cidade de Mombaça da Ordem DeMolay onde o Irmão Suderlânio teve um empenho especial no objetivo de levar a essa Instituição juvenil para o município. Nessa Gestão foram iniciados os Irmãos Raimundo Feitosa Tavares, Antonio Jader Correia e Francisco Damásio de Araujo em 19/12/1998.



Na segunda Gestão foi realizada a Iniciação dos Irmãos Iranley Costa Sá e Francisco Tales Benevides Mota. Em junho de 2001 o Irmão Suderlânio afastou-se do cargo, assumindo a Venerança o então 1º Vigilante Irmão José Valdetário de Araujo que deu continuidade aos Trabalhos onde o Irmão Francisco Jose Saraiva de Oliveira foi Iniciado em 14/09/2001.



 



XVI Gestão (2002-2004)- Venerável Mestre Irmão Wilson Lima da Silva



Na Gestão do Irmão Wilson destacou-se sua dedicação nos trabalhos maçônicos e no acompanhamento da Ordem DeMolay. A principal obra deixada nesse período foi a Reforma do Telhado da Loja que estava em estado precário como também a reforma externa do prédio da Loja, o que possibilitou mais segurança e beleza para estrutura física da Benjamin Constant .



Nesse período foi realizada a Iniciação dos Irmãos Joseli Patrocínio de Sousa e Marcos Afonso Castelo Aires em 26 de abril de 2003.



 



XVII Gestão (2004-2006)- Venerável Mestre Irmãos José Gilberto Gonçalves Leite e João Alves de Alencar Andrade



Na Gestão em que o Irmão Gil (assim chamado pelos outros Irmãos) liderou, foi realizada a Iniciação dos Irmãos Singleton Paes de Andrade  e Francisco Keginaldo Cavalcante em 11/12/2004.



Em agosto de 2005 o Venerável Mestre e o 1º Vigilante renunciaram aos cargos, assumindo a Venerança o então 2º Vigilante Irmão João Alves de Alencar Andrade, que teve como destaque de sua gestão a reestruturação do quadro de oficiais da Loja com regularizações de vários irmãos e da parte administrativa onde foram restaurados os documentos e livros relativos a história da Loja.



Em 28 de abril de 2006 foram Iniciados os Irmãos Antonio Vagner Cavalcante Costa, João Victor Cândido de Oliveira e José Newton Benevides Sá Júnior, ocasião onde marcou as comemorações do 33º Aniversário da Loja.



 



XVIII Gestão (2006-2008)- Venerável Mestre Irmão Iranley Costa Sá



A atual gestão liderada pelo Irmão Iranley teve várias ações e realizações o qual destacou-se a reforma interna do templo  onde modernizou o local das sessões. Tal realização era um sonho antigo que foi possível realizar graças a união da Loja e colaboração de todos os Irmãos, cunhadas e sobrinhos, tendo à frente dos trabalhos o atual Venerável com uma forma clara e democrática de administrar a Loja.



Em 4 de novembro de 2007 foi realizada a Iniciação dos Irmãos João Ferreira da Silva Neto e Antonio José Cavalcante Paulino.



O Irmão que assumir o cargo de Venerável Mestre receberá um legado  de ações  deixada pelos Baluartes desta oficina que através dos tempos trabalharam e se dedicaram a fazer uma Loja verdadeiramente Justa e Perfeita.



 



TRABALHOS FILANTRÓPICOS



A Loja Benjamim Constant, juntamente com o Clube das Acácias  e do Capítulo DeMolay  tem participado das principais campanhas sociais, contribuindo na distribuição de cestas básicas às populações carentes, contribuindo com os trabalhos sociais realizados no município de Mombaça.



O Clube das Acácias, nestes últimos anos, vem tornando-se um marco na História social de Mombaça, promovendo o Dia das Crianças Carentes, Dias da Mães Carentes, Dia do idoso, dentre outros eventos de elevado trabalho social.



A Loja realiza anualmente a Festa de São João, Confraternização de Natal e Dia do Maçom, todas extensivas às nossas famílias.